Close
Metadata

%0 Conference Proceedings
%4 sid.inpe.br/mtc-m16@80/2006/05.04.13.13
%2 sid.inpe.br/mtc-m16@80/2006/05.04.13.13.56
%F self-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR
%A Siqueira, Viviane Ribeiro de,
%A Travelho, Jerônimo dos Santos,
%@affiliation Universidade Paulista (UNIP)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (INPE.LAC)
%T Transporte transiente de calor em geometrias tridimensionais complexas
%B Seminário de Iniciação Científica do INPE (SICINPE).
%D 2001
%8 7-9 ago.
%C São José dos Campos
%K COMPUTAÇÃO APLICADA, Transporte transiente, Geometria, Modelagem numérica, Transferência de calor, COMPUTER SCIENCE, Transient transport, Geometry, Numerical model, Hot transfer.
%X Os métodos de volume finitos centrados na célula que utilizam o circuncentro como o centro das células são dual dos métodos que utilizam polígonos e volumes de Voronoi. A utilização do circuncentro da célula para o cálculo das variáveis melhora a ordem de aproximação para problemas estacionários em malhas bidimensionais quando comparado com outros métodos para malhas não estruturadas. O objetivo deste trabalho é a aplicação dessa abordagem para modelagem numérica de problemas transientes bidimensionais e tridimensionais de transferência de calor. Esses métodos tem recentemente sido utilizados em problemas estacionários bidimensionais de transferência de grandezas escalares por condução e convecção. Como os problemas transientes em volumes finitos dependem da integral de volume da grandeza física, se faz necessário investigar a convergência do método para problemas transientes, pois a posição que fornece a melhor aproximação para o valor da média do volume é o baricentro e não o circuncentro. Além disso, os trabalhos localizados na literatura que utilizam o circuncentro com centro da célula se restringem ao caso bidimensional. O desenvolvimento do modelo sendo submetido visa sua utilização para o estudo do controle de transporte de calor em equipamentos importantes na pesquisa aeorespacial como, por exemplo, antenas gravitacionais.etc.
%P 33
%O Bolsa PIBIC/INPE/CNPq
%@language pt
%3 13704.pdf


Close