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Metadata

%0 Conference Proceedings
%4 sid.inpe.br/mtc-m16d/2019/02.25.23.02
%2 sid.inpe.br/mtc-m16d/2019/02.25.23.02.37
%A Camargo, Lázaro A. P. de,
%A Santos, Walter A. dos,
%@electronicmailaddress lazaro.camargo@inpe.br
%T Uma proposta de um kit didático para aprendizado de conceitos de sensoriamento remoto usando cubesats
%B Encontro dos alunos de pós-graduação em meteorologia do CPTEC/INPE, 17 (EPGMET)
%D 2018
%E Herdies, Dirceu Luis,
%E Coelho, Simone Marilene Sievert da Costa,
%S Anais
%8 22-26 out. 2018
%J São José dos Campos
%I Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%C Cachoeira Paulista
%K STEM, CUBESAT, Sensoriamento Remoto.
%X A abordagem STEM (Science, Tecnology, Engineering e Mathematics) é utilizada cada vez mais, para introduzir os alunos das séries inicias (fundamental I e II), no aprendizado da solução de problemas utilizando estas 4 áreas de conhecimento. Este trabalho propõe um kit didático para aprendizado de alguns conceitos de sensoriamento remoto, utilizando um cubesat simples, com câmera, e sistema de recepção de imagens. Será mostrado um kit didático composto de por um segmento espacial, e um segmento solo. O segmento espacial será uma maquete (mockup) de um cubesat, com uma câmera de baixo custo, emulando algumas funcionalidades de um satélite de sensoriamento remoto. E o segmento solo será uma unidade de recepção e um software para mostrar as imagens e telemetrias recebidas pelo cubesat. Espera-se com este kit, difundir conhecimentos básicos de sensoriamento remoto, para a sociedade, podendo ser utilizado em Feiras como a SBPC, workshops, congressos, atividades de divulgação de ciência como a SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia), e também para uso em sala de aula para alunos do fundamental e nível médio.
%1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@language pt
%9 Sensoriamento Remoto da Atmosfera
%3 SR1-05.pdf


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