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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m16.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador6qtX3pFwXQZ3P8SECKy/DFL9n
Repositóriosid.inpe.br/jeferson/2004/10.06.13.57   (acesso restrito)
Última Atualização2023:04.05.18.37.41 (UTC) banon
Repositório de Metadadossid.inpe.br/jeferson/2004/10.06.13.57.11
Última Atualização dos Metadados2023:04.18.18.53.58 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE-11434-TDI/954
Chave de CitaçãoVillela:2002:EmQuTb
TítuloEmprego do queimador em T (T-burner) para a pesquisa de instabilidades de combustão em propelentes sólidos
Título AlternativoUse of T-burner for combustion instability research in solid propellants
CursoPCP-SPG-INPE-MCT-BR
Ano2002
Data Secundária20020727
Data2002-09-27
Data de Acesso26 abr. 2024
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Combustão e Propulsão)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas97
Número de Arquivos2
Tamanho3470 KiB
2. Contextualização
AutorVillela, Tales Eduardo Areco
GrupoPCP-SPG-INPE-MCT-BR
BancaBastos Netto, Demétrio (presidente)
Ferreira, José Gobbo (orientador)
Carvalho Júnior, João Andrade de
Amarante, José Carlos Albano do
Endereço de e-Mailt.villela@uol.com.br
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2005-07-05 11:33:30 :: jefferson -> administrator ::
2022-03-03 05:30:57 :: administrator -> sergio :: 2002
2023-04-05 18:37:41 :: sergio -> administrator :: 2002
2023-04-06 18:11:17 :: administrator -> banon :: 2002
2023-04-06 18:25:43 :: banon -> administrator :: 2002
2023-04-18 18:53:58 :: administrator -> simone :: 2002
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chavepropulsão e combustão
instabilidade de combustão
propelentes sólidos
queimador em T
propulsão
propelentes
propulsion and combustion
combustion stability
solid propellants
T-burner
propulsion
propellants
ResumoDurante muitos anos, a Instabilidade de Combustão (IC) foi reconhecida como um dos mais sérios problemas encontrados no desenvolvimento de foguetes a propelente sólido. Em razão disto, houve e ainda há uma grande preocupação por parte dos projetistas, engenheiros e usuários de motores, para que esse assunto seja analisado e avaliado antes que um motor foguete a propelente sólido entre em escala industrial de produção. De vários dispositivos utilizados para o estudo de IC em propelentes sólidos, um, conhecido como Queimador em T, tornou-se o mais largamente usado. Com ele, a resposta da queima de um propelente a pequenos distúrbios de pressão pode ser mensurada. Tal informação é vital para o entendimento do processo de combustão como também para a avaliar as características de estabilidade do motor a propelente sólido. Embora o Queimador em T venha sendo usado por muitos anos, várias questões a ele relacionadas têm surgido, sendo que muitas delas ainda permanecem sem resposta. Além disso, pouco esforço, especialmente no Brasil, tem sido realizado a fim de comprovar a capacidade do queimador de predizer instabilidades. Neste trabalho, o equipamento é descrito e são fornecidas informações teóricas básicas necessárias. Em torno de 200 testes foram realizados num queimador de comprimento variável. Quatro diferentes tipos de propelentes foram testados dentro da faixa de freqüência de 500-2000hz. Os resultados deveriam mostrar um comportamento complexo, dando condições de caracterizar os propelentes de acordo com seu nível de suscetibilidade às IC. A aquisição e o tratamento de dados não possibilitaram uma melhor compreensão da instabilidade de combustão e dos mecanismos responsáveis por sua ocorrência. Tais dificuldades recomendam a realização de estudos mais aprofundados. ABSTRACT: For a number of years Combustion Instability (CI) has been recognized as one of the most serious problems encountered in the development of solid propellants rockets. Because of this, it has been a continuing concern to motor designers, engineers and users, and it always must be analysed and evaluated before the rocket be taken to industrial production. Among several devices introduced to study CI in solid propellants, one, known as the "T-burner", has become the most widely used. With this device the response of a burning propellant to a small pressure disturbance can be measured. Such information is vital both to the understanding of the unsteady combustion process as well as to the assessment of the stability characteristics of solid rocket motors. Although the "T-burner" has been used for many years, several questions concerning the device have arisen and, for a considerable part, they have remained unanswered. Moreover, little effort, specially in Brazil, has been given toward showing the relevance of "T-burner" data to predictions of instability in rocket motors. In this work, the device and test facility is described and theoretical background and formulation related to specific geometry are given. Around 200 test firings in a variable lenght "T-burner" were undertaken. Four different types of propellant were tested over pressure oscilation frequency range of 500-2000hz. Results should show a complex behavior of the propellant, yielding conditions for characterization of different propellants according to their CI sensitivity level. Problems with the data acquisition and treatment have been found which have not been understood. These problems indicate the need for more studies using this equipment.
ÁreaCOMB
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4. Condições de acesso e uso
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5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F35D8B
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/banon/2003/08.15.17.40
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi electronicmailaddress format isbn issn label lineage mark mirrorrepository nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress resumeid rightsholder schedulinginformation secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype
7. Controle da descrição
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