Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m16.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador6qtX3pFwXQZGivnJVY/LxsEJ
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m16@80/2006/06.23.12.07
Última Atualização2020:08.19.21.02.05 (UTC) sergio
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m16@80/2006/06.23.12.07.43
Última Atualização dos Metadados2020:08.19.21.04.10 (UTC) sergio
Chave SecundáriaINPE-13602-TDI/1041
Chave de CitaçãoMauri:2005:NoHePr
TítuloNovas heurísticas para o problema de escalonamento de atripulações
Título AlternativoNew heuristics to crew scheduling problem
CursoCAP-SPG-INPE-MCT-BR
Ano2005
Data Secundária20060522
Data2005-02-23
Data de Acesso26 dez. 2024
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Computação Aplicada)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas103
Número de Arquivos325
Tamanho13028 KiB
2. Contextualização
AutorMauri, Geraldo Regis
GrupoCAP-SPG-INPE-MCT-BR
BancaCarvalho, Solon Venâncio de (presidente)
Lorena, Luiz Antonio Nogueira (orientador)
Souza, Marcone Jamilson Freitas
Senne, Edson Luis França
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2006-06-23 14:39:22 :: jefferson -> administrator ::
2008-08-21 21:00:22 :: administrator -> jefferson ::
2009-04-30 15:46:26 :: jefferson -> administrator ::
2009-07-08 21:20:18 :: administrator -> jefferson ::
2009-11-05 15:17:43 :: jefferson -> alessandra@sid.inpe.br ::
2010-01-11 19:22:15 :: alessandra@sid.inpe.br -> viveca@sid.inpe.br ::
2012-07-11 11:59:52 :: viveca@sid.inpe.br -> administrator ::
2019-04-01 12:34:48 :: administrator -> sergio :: 2005
2020-07-08 13:49:14 :: sergio -> simone :: 2005
2020-08-19 21:00:06 :: simone -> sergio :: 2005
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chavegeração de colunas
escalonamento de tripulações
métodos heurísticos
programação linear
algoritmo de treinamento populacional
column generation
crew scheduling
heuristic methods
linear programming
population training algorithm
ResumoO problema de escalonamento de tripulações consiste na atribuição da tarefa de condução dos veículos às tripulações, de tal forma que todas as viagens realizadas por uma empresa sejam executadas com o menor custo possível. Esse processo é uma etapa de fundamental importância no planejamento das operações para uma empresa do setor de transporte coletivo e pertence à classe de problemas de difícil solução. Vários métodos tem sido aplicados para resolver tal problema, mostrando resultados bem variados. Este trabalho faz uma revisão de alguns trabalhos correlatos encontrados na literatura, e apresenta uma metodologia híbrida, ainda não explorada, denominada ATP/PL, para resolver tal problema, com o objetivo de alcançar soluções variadas para problemas que considerem características de problemas reais. A ATP/PL é baseada na técnica de Geração de Colunas e é implementada através da interação entre o Algoritmo de Treinamento Populacional com a Programação Linear. Além disso, as soluções obtidas por tal metodologia são comparadas com soluções obtidas pela Metaheurística Simulated Annealing, que por sua vez apresentou excelentes resultados para problemas reais em trabalhos anteriores. ABSTRACT: The crew scheduling problem consists in attributing to the crews the job of driving vehicles, in such a way that trips of dierent lines assisted by a company are executed with the smallest possible cost. This process is of fundamental importance in planning the operations for the public transportation sector and belongs to a class of dicult problems. Several methods have been applied to this problem presenting dierent results. This work reviews some of them presented in the literature, and presents a hybrid methodology, not yet explored, named ATP/PL, to solve such problem, searching varied solutions for problems considering real characteristics. The ATP/PL is based in a Column Generation technique and implemented through Population Training Algorithm with Linear Programming interaction. Besides, the obtained solutions are compared against solutions obtained by the Simulated Annealing metaheuristic, that had presented good results for real problems in previous works.
ÁreaCOMP
Arranjourlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > CAP > Novas heurísticas para...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta source
publicacao.pdf 19/08/2020 18:04 1.2 MiB
Conteúdo da Pasta agreement
TERMO DE DEPOSITO GERALDO REGIS MAURI MESTRADO.pdf 19/08/2020 18:02 324.7 KiB 
4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/6qtX3pFwXQZGivnJVY/LxsEJ
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/6qtX3pFwXQZGivnJVY/LxsEJ
Idiomapt
Arquivo Alvopublicacao.pdf
Grupo de Usuáriosadministrator
jefferson
sergio
simone
Visibilidadeshown
Detentor da CópiaSID/SCD
Permissão de Leituraallow from all
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F2PHGS
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital/2013/10.12.22.16 7
DivulgaçãoNTRSNASA; BNDEPOSITOLEGAL.
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/banon/2003/08.15.17.40
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyright creatorhistory descriptionlevel doi e-mailaddress electronicmailaddress format isbn issn label lineage mark mirrorrepository nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readergroup resumeid rightsholder schedulinginformation secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype
7. Controle da descrição
e-Mail (login)sergio
atualizar 


Fechar