1. Identificação | |
Tipo de Referência | Tese ou Dissertação (Thesis) |
Site | mtc-m16.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 6qtX3pFwXQZGivnJVY/LxsEJ |
Repositório | sid.inpe.br/mtc-m16@80/2006/06.23.12.07 |
Última Atualização | 2020:08.19.21.02.05 (UTC) sergio |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/mtc-m16@80/2006/06.23.12.07.43 |
Última Atualização dos Metadados | 2020:08.19.21.04.10 (UTC) sergio |
Chave Secundária | INPE-13602-TDI/1041 |
Chave de Citação | Mauri:2005:NoHePr |
Título | Novas heurísticas para o problema de escalonamento de atripulações |
Título Alternativo | New heuristics to crew scheduling problem |
Curso | CAP-SPG-INPE-MCT-BR |
Ano | 2005 |
Data Secundária | 20060522 |
Data | 2005-02-23 |
Data de Acesso | 26 dez. 2024 |
Tipo da Tese | Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) |
Tipo Secundário | TDI |
Número de Páginas | 103 |
Número de Arquivos | 325 |
Tamanho | 13028 KiB |
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2. Contextualização | |
Autor | Mauri, Geraldo Regis |
Grupo | CAP-SPG-INPE-MCT-BR |
Banca | Carvalho, Solon Venâncio de (presidente) Lorena, Luiz Antonio Nogueira (orientador) Souza, Marcone Jamilson Freitas Senne, Edson Luis França |
Universidade | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Cidade | São José dos Campos |
Histórico (UTC) | 2006-06-23 14:39:22 :: jefferson -> administrator :: 2008-08-21 21:00:22 :: administrator -> jefferson :: 2009-04-30 15:46:26 :: jefferson -> administrator :: 2009-07-08 21:20:18 :: administrator -> jefferson :: 2009-11-05 15:17:43 :: jefferson -> alessandra@sid.inpe.br :: 2010-01-11 19:22:15 :: alessandra@sid.inpe.br -> viveca@sid.inpe.br :: 2012-07-11 11:59:52 :: viveca@sid.inpe.br -> administrator :: 2019-04-01 12:34:48 :: administrator -> sergio :: 2005 2020-07-08 13:49:14 :: sergio -> simone :: 2005 2020-08-19 21:00:06 :: simone -> sergio :: 2005 |
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3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Palavras-Chave | geração de colunas escalonamento de tripulações métodos heurísticos programação linear algoritmo de treinamento populacional column generation crew scheduling heuristic methods linear programming population training algorithm |
Resumo | O problema de escalonamento de tripulações consiste na atribuição da tarefa de condução dos veículos às tripulações, de tal forma que todas as viagens realizadas por uma empresa sejam executadas com o menor custo possível. Esse processo é uma etapa de fundamental importância no planejamento das operações para uma empresa do setor de transporte coletivo e pertence à classe de problemas de difícil solução. Vários métodos tem sido aplicados para resolver tal problema, mostrando resultados bem variados. Este trabalho faz uma revisão de alguns trabalhos correlatos encontrados na literatura, e apresenta uma metodologia híbrida, ainda não explorada, denominada ATP/PL, para resolver tal problema, com o objetivo de alcançar soluções variadas para problemas que considerem características de problemas reais. A ATP/PL é baseada na técnica de Geração de Colunas e é implementada através da interação entre o Algoritmo de Treinamento Populacional com a Programação Linear. Além disso, as soluções obtidas por tal metodologia são comparadas com soluções obtidas pela Metaheurística Simulated Annealing, que por sua vez apresentou excelentes resultados para problemas reais em trabalhos anteriores. ABSTRACT: The crew scheduling problem consists in attributing to the crews the job of driving vehicles, in such a way that trips of dierent lines assisted by a company are executed with the smallest possible cost. This process is of fundamental importance in planning the operations for the public transportation sector and belongs to a class of dicult problems. Several methods have been applied to this problem presenting dierent results. This work reviews some of them presented in the literature, and presents a hybrid methodology, not yet explored, named ATP/PL, to solve such problem, searching varied solutions for problems considering real characteristics. The ATP/PL is based in a Column Generation technique and implemented through Population Training Algorithm with Linear Programming interaction. Besides, the obtained solutions are compared against solutions obtained by the Simulated Annealing metaheuristic, that had presented good results for real problems in previous works. |
Área | COMP |
Arranjo | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > CAP > Novas heurísticas para... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | publicacao.pdf | 19/08/2020 18:04 | 1.2 MiB | |
Conteúdo da Pasta agreement | |
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4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/6qtX3pFwXQZGivnJVY/LxsEJ |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/6qtX3pFwXQZGivnJVY/LxsEJ |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | publicacao.pdf |
Grupo de Usuários | administrator jefferson sergio simone |
Visibilidade | shown |
Detentor da Cópia | SID/SCD |
Permissão de Leitura | allow from all |
Permissão de Atualização | não transferida |
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5. Fontes relacionadas | |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3F2PHGS |
Lista de Itens Citando | sid.inpe.br/bibdigital/2013/10.12.22.16 7 |
Divulgação | NTRSNASA; BNDEPOSITOLEGAL. |
Acervo Hospedeiro | sid.inpe.br/banon/2003/08.15.17.40 |
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6. Notas | |
Campos Vazios | academicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyright creatorhistory descriptionlevel doi e-mailaddress electronicmailaddress format isbn issn label lineage mark mirrorrepository nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readergroup resumeid rightsholder schedulinginformation secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype |
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7. Controle da descrição | |
e-Mail (login) | sergio |
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