%0 Book %@nexthigherunit 8JMKD3MGPCW/43SKC35 %@nexthigherunit 8JMKD3MGPGW/45823FH %@holdercode {isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S} %@resumeid 8JMKD3MGP5W/3C9JJ4J %@usergroup administrator %@usergroup jefferson %3 METDIN1_8.1.pdf %@dissemination NTRSNASA, BNDEPOSITOLEGAL. %@secondarykey INPE-11437-RPQ/769 %@ 85-17-00019-6 %@isbn 85-17-00019-6 %A Satyamurty, Prakki, %T Rudimentos de meteorologia dinâmica %C São José dos Campos %I INPE %D 2004 %E Satyamurty, Prakki, %P 154 %2 sid.inpe.br/marciana/2004/10.07.14.05.07 %4 sid.inpe.br/marciana/2004/10.07.14.05 %K meteorologia, dinâmica. %X De todas as disciplinas de um curso de meteorologia, a meteorologia dinâmica é uma das mais fundamentais, pois toda a teoria e todos os modelos matemáticos para estudar os sistemas de tempo e clima se baseiam nela. As notas de aula que apresento neste CD deverão ajudar os alunos de graduação e pós-graduação em meteorologia a aprender a essência do estado da atmosfera terrestre e dos seus movimentos. As notas são baseadas nos livros de Holton (An Introduction to Dynamic Meteorology, Third Edition, Academic Press, San Diego), em grande parte, e um pouco nos livros do Bluestein (Synoptic-Dynamic Meteorology in Midlatitudes, vols. I e II, Oxford University Press, Oxford). São apresentados nelas os princípios básicos da dinâmica da atmosfera que foram estabelecidos ao longo do tempo pelas escolas européias (da Inglaterra e de Bergen) e dos Estados Unidos e por Rossby, Patterssen, Haltiner, Bjerknes, e vários outros. As minhas contribuições para a apostila, além da língua portuguesa, são: (1) as figuras e ilustrações são devidamente modificadas para representar situações do Hemisfério Sul; (2) soluções para alguns problemas do livro de Holton são incluidas (isso é para facilitar o aluno a aprender uma abordagem na solução dos problemas); (3) inclui um glossário dos termos e conceitos que ajudariam o meteorologista ter noções precisas; (4) inclui várias perguntas e respostas rápidas sobre toda a matéria visando sanar dúvidas a respeito das questões que os alunos normalmente enfrentam nas entrevistas ou exames de qualificação. Espero que os itens 2 e 4 ajudam o aluno no desenvolvimento de raciocínio. Todavia, gostaria de advertir os alunos e professores que pretendem usar as minhas notas de aula para tentarem resolver ou responder as questões antes de procurar a solução oferecida por mim. Devo agora agradecer primeiramente ao Dr. Carlos A. Nobre, por ter me encorajado para preparar este CD. Meu aluno, Gilberto Bonatti, inicialmente auxiliou-me na preparação deste CD. A participação do Sr. Gilberto foi apoiado parcialmente pela Sociedade Brasileira de Meteorologia. Devo reconhecer o excelente trabalho dos analistas, especialistas na editoração de textos e preparação dos gráficos, Sr. Fábio Loyola, Sra. Letícia M. B. Faria, Sr. Carlos César de Oliveira e Srta. Patricia M. Simões. Agradeço a todos os meus alunos da disciplina Meteorologia Dinâmica que levantaram a sua mão e me solicitaram melhores explicações da matéria e/ou apontaram os meus erros durante as minhas aulas. Quero deixar uma dica para os professores: um professor estaria apenas cumprindo o seu dever se ele ministrar as aulas com prazer, desenvolver boa didática, se preparar antes do começo da aula e organizar a sua agenda para não haver descontinuidades durante o transcorrer do curso. Apreciaria receber “feed back” dos usuários deste CD para que eu possa melhorar a apostila e sua apresentação nas versões ou edições futuras. %O 10 de agosto de 2004 %@language Portuguese %@copyholder SID/SCD %@e-mailaddress saty@cptec.inpe.br %@secondarytype LN %@secondarydate 20040810 %@area MET %@group DMD-INPE-MCT-BR