Estudo da Camada Limite Superficial do Pantanal

Sul Matogrossense.   IPE - 3

 

Objetivos:

  • Geral:
             Realizar experimentos  micrometeorológicos   no   Pantanal  Sul Matogrossense para investigar a estrutura da camada   limite   acima   da região,  durante  os  períodos de  inundação  e  seco, utilizando para isto medidas  efetuadas    em torre, na superfície, por radiossondagens e sondagem remota.

  • Específicos:
             a) Realizar campanhas micrometeorológicas na região do Pantanal   Sul   Matogrossense, em época úmida e seca, como ponto de partida de um amplo projeto experimental de investigação do  tempo, do clima e das características ambientais da Região Central do Brasil.
             b) Obter um conjunto  de  dados  suficientemente grande para que se possam caracterizar os processos físicos que governam os transportes  turbulentos  na  camada limite  superficial  do   Pantanal  inundado a fim de compreendê-los e compará-los com aqueles representativos da estação seca.
             c) Determinar parâmetros característicos das trocas de radiação entre a atmosfera e a superfície do Pantanal inundado.
             d) Testar novas parametrizações das funções adimensionais universais de Monin-Obukhov  para  a   camada limite superficial, particularmente sobre superfícies extremamente rugosas, como é o caso daquelas do Pantanal Sul Matogrossense.
             e) Comparar  diversos  métodos  de  estimativa  dos  fluxos   verticais   turbulentos   na   camada   limite  superficial, desde os aerodinâmicos, até aqueles que utilizam informação  amostrada  a   freqüências elevadas, e melhor caracterizar o erro associado à sua determinação.
             f) Desenvolver   pesquisa  para analisar o  sinal turbulento, particularmente   sobre   o   papel    desempenhado pelas estruturas coerentes na variabilidade das grandezas turbulentas, medidas sob diferentes condições de estabilidade e de rugosidade.
             g) Efetuar estudos sobre a modelagem da evapotranspiração em termos de grandezas meteorológicas adequadas, particularmente parâmetros de estabilidade atmosférica, termos representativos de resistência à difusividade turbulenta, e condições de pista.
             h) Avaliar  o   potencial  de  emissão  de  metano da região, a partir de análises    cromatográficas   de amostras de ar coletadas, comparando-o com dados obtidos em outras regiões com ecossistemas similares.
             i) Formar  novos  pesquisadores  ao  longo da realização do projeto através da participação de alunos de iniciação científica, de mestrado e de doutorado no experimento.
             j) Desenvolver um banco de dados do experimento com interface amigável, para permitir uma interação fácil dos usuários com os mesmos.
             k) Divulgar os resultados científicos obtidos através dos meios adequados.
             l) Desenvolver  metodologia  para  documentação  visual  do  estado  tempo  por meio de filmagens, para auxiliar na análise de várias medidas atmosféricas e no estudo da eletricidade atmosférica.


Página principal

©   C o p y r i g h t   2 0 0 3   I N P E   -   T o d o s   o s   d i r e i t o s   r e s e r v a d o s